quinta-feira, 3 de março de 2011

QUEIJADA DE DIÓSPIRO (MARTA)

Eu nem sei bem se isto é um bolicório, se uma tarte ou se uma queijada como lhe chama a MARTA. Para mim, é um pouco de tudo e cujo resultado final é fabuloso. Marta...ficou um verdadeiro miminho para os apreciadores de um bom bolicório, por isso Obrigada pela receitinha. Adorei.

Os Ingredientes:

1 Gema de Ovo ### 250 gr de Açúcar ### 2 colheres sopa de manteiga amolecida ### 4 Dióspiros maduros ### 1 colher de chá de Canela ### raspa de 1/2 Laranja ### raspa de 1/2 Limão ### 1/4 de colher de chá de sal ### 300 gr de Farinha ### 2 colheres de chá de Fermento ### 1 Chávena de Nozes picadas (eu tb meti passas de uva) ### 1 Clara

A Preparação:

Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim introduza as nozes picadas e a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher.
Leve a cozer a 180º, numa forma untada e polvilhada de farinha durante + ou - 1 Hora.


Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
Decore com açúcar em pó.

Cortar uma bela fatia e saborear....

22 comentários:

  1. Vou fazer este Tuquinha.
    Adoro dióspiros madurinhos.

    Grande beijinho retribuido :)

    ResponderEliminar
  2. Tuquinha, também já fiz este bolo e adorei, uma verdadeira supresa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma beleza!
    Eu já não encontro dióspiros à venda :-(

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Pelo aspecto deve ser mesmo delicioso.
    Vai ficar na lista a fazer. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Confirmo sim senhor que provei este bolorico como lhe chama a tuquinha, e é super super bom uma verdadeiro pecadinho, pena eu aqui não ter disospiros se não era feito hoje mesmo.
    e os meus filhotes que o digam!!!! foi tudinho ehehehe
    Obrigado amiga este bolo estava um verdadeiro pecado, adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida
    Não quero saber do nome!!! Eu queria mesmo era poder comer uma fatioca, porque tem um aspecto divinal.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Querida Tuquinha este ano como tinha muitos diospiros, também fiz um bolo, mas nem me lembra de quem era a receita. Também ficou tipo queijada :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Tuquinha!!!
    Eu como outras pessoas queria mesmo comer uma bela duma fatia...ficou linda!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  9. Querida Isabel
    A tua Queijada de Dióspiro, está um autentico manjar dos deuses.
    Os dióspiros são um fruto magnifico, são também conhecidos pelo Fruto dos deuses ou fogo divino.
    Uma beijoca.

    ResponderEliminar
  10. Tuquinha,
    Chamem o que chamar amiga... So sei que esta com um aspecto tentador. Ja provei em Portugal um assim parecido, e era bom de mais. Esse deve ainda ser melhor pelo que vejo nas fotos : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Diospiros não é comigo... sou mais chocolate, natas, cremes e morangos hehehe

    ResponderEliminar
  12. Ora, manda lá aí uma fatiazinha, que eu tiro-te as dúvidas todas;)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  13. Que linda essa queijada, que cor mais bonita, adorei essa receita Tuquinha, parabéns! Beijos

    ResponderEliminar
  14. FICOU LINDO, ESSA FATIA FICOU UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Oi Tuquinha

    Obrigada pela sua visita, fui ver o seu brigadeirão, não ficou a mesma textura, mas a sua ficou igualmente linda e deve ter ficado deliciosa, os dois com certeza ficaram apetitosos. Adorei a Tuquinha seu auau, eu tinha 1 parecida com ela, me traz muitas saudades. Vc viu os meus no blog? Amo cachorros, eles nos amam como ninguém não é? Gostei da sua receita de hoje, o aspecto está lindo, gostaria de saber o que são dióspiros, são algum tipo de fruta??? Adorei os seus pudins....bjos um lindo dia prá voce

    ResponderEliminar
  16. Tu metes passas e eu tiro-as :) Adoro bolos com dióspiro!

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro este fruto ,mas é a primeira vez que vejo uma receita que leve.Vou fazer de certeza ,obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  18. Será que com esta receita vais me obrigar a comer diospiros que é a única fruta que não gosto? Mas o bolo esta tão bonito, que estou quase convencida!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  19. nã na nã dióspiro é au naturelle, nada de aditivo
    kis .=)

    ResponderEliminar
  20. Olá Tuquinha! Fico contente que tenhas gostado da receita! Eu também adorei. Também gostei muito do teu molde!!! Tenho pena de já não ter dióspirios. Beijocas e bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  21. Nunca provei dióspiro... Mas seja bolo ou queijada tem um aspecto maravilhoso :)..
    beijoca

    ResponderEliminar
  22. Ola, Tuquinha!Sou eu outra vez!Já esclareci a dúvida da Josy, dióspiro no Brasil, chama-se caqui(acho que em Espanha também). Eu nasci no Brasil, por isso sei "traduzir" alguns termos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar