segunda-feira, 7 de março de 2011

BOLO DE BETERRABA

Este bolicório seduziu-me de imediato quando por mero acaso consultei  o blog da KARUNA... como queria oferecer um bolito á minha amiga Nanda para o Carnaval, soube desde logo que seria sem dúvida nenhuma este que faria. Deixo-vos por isso aqui a receita e o blog em causa como sugestão para o v/ Carnaval... (e nada de traquinices ok?)


Ingredientes:

Massa: 3 Beterrabas ### 1 Xícara de Açúcar ### 1 Xícara de Óleo ### 1 Xícara de Farinha ### 1 Colher de Fermento em Pó.
 
Descasque e pique bem as beterrabas até ficarem em creme. Bata com o açúcar e o óleo até ficar um creme macio.
Junte então a farinha, e bata novamente. Por último o fermento e bata mais um pouco até estar tudo bem envolvido.

Leve a assar em assadeira de vidro untada de manteiga e em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 m. (faça o teste do palito.)
Retire e pique a massa com um palito. RESERVE um pouco.

Calda:  Leve ao lume brando 5 colheres de chocolate em pó com 2 colheres de água (eu meti natas e 1 colher de sopa de açúcar) deixe ferver um pouco e regue o bolo...

Deixe arrefecer totalmente e leve ao frigorífico...

Corte uma boa fatia e diga se aprovou e gostou ok?
Espero que gostem da sugestão e desde já um BOM CARNAVAL............

17 comentários:

  1. pode ser uma boa fatia para este lado, ok?
    Mas escreve na encomenda: CUIDADO VENENO, pois assim o C... do carteiro não se vai atrecver a comer a minha fatia, ok?
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  2. Beterraba.... mesmo o que ando a precisar de comer!!!

    As beterrabas que usaste são de que tamanho?

    ResponderEliminar
  3. Querida Tuquinha
    Sabes já provei uma vez bolo de beterraba e gostei imenso, este teu está com um aspecto divinal.
    Beijinho bom carnaval.
    P.S. Não gosto do carnaval, mas não digas a ninguém.

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto delicioso! Já guardei a receita.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Tuquinha
    Esse bolo lembra bem o de cenoura não é? Fiquei super curiosa em fazê-lo, pois adoro cenouras e beterrabas, embora a cenoura não fique com sabor no bolo, é provável que o de beterraba tbém não, mas deve ficar delicioso.Aceito uma fatia sim, com certeza.... bjos querida

    ResponderEliminar
  6. Comer comia bem uma fatia, mas so ofreces virtualmente màzinha.

    Ficou mt bonito sim senhora estàs a ficar umas boa pasteleira ehehehehe

    Beijinhos e juizinho

    ResponderEliminar
  7. Adorei a sugestão, Tuquinha!Gosto muito de beterrabas, mas nunca provei em bolo!Deve ter ficado delicioso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Tuquinha,

    novidades em bolicórios são contigo, mais um bem original, parabéns.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  9. Tuquinha,
    Que rico bolinho... Gostei da sugestao, bem diferente. Ja vi na net algumas receitas de bolo de beterraba, mas fiquei sempre com um pé a traz. Mas agora de ter visto o teu, acho que me vou aventurar um dia destes.

    PS. Ja vou na 2 fatia deste bolicório e esta aprovado hehehe.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hummmmmmm, que maravilha!!! Para o carnaval, eu estava a pensar numas traquinices, mas, já que me desaconselhas... ;)))
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. COMO MUITA BETERRABA MAS É NA SALADA,E GOSTO IMENSO.
    ESSE BOLO FICOU UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO . ADORO BOLOS HÚMIDOS, FICOU 5*
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Adoro beterraba mas ainda não usei em bolo, parece-me bem húmido, delicioso :)

    ResponderEliminar
  13. Nunca me passaria pela cabeça usar beterraba para fazer um bolo... Eu adoro em saladas, mas agora fiquei tentada em experimentar numa sobremesa :)

    ResponderEliminar
  14. Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
    Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
    Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
    Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
    Meu nome é Valeria , mas pode gritar KIM ...que é meu apelido!

    ResponderEliminar
  15. Tem muito bom aspecto.
    Um bom carnaval para ti e um excelente dia da Mulher.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. Ficou com um aspecto super húmido esse bolicório :)...
    Parece-me muito bem
    beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  17. Tuquinha,

    a forma que utilizo no bolo é de aluminio normal e depois forro toda à volta com tiras de papel vegetal e o fundo é também papel vegetal no qual faço uma dobra com o papel. Espero ter esclarecido.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar