terça-feira, 29 de junho de 2010

BERINGELAS............... a 1ª vez........

Depois de tantas receitas em variadissímos blogs e como nunca tinha experimentado, resolvi finalmente utilizar beringelas....Confesso que fiquei agradávelmente surpreendida pelo sabor e tb pela apresentação com que ficam. Gostei bastante e não posso deixar de dizer que vou fazer muitas mais vezes e com recheios variados.

Desta 1ª experiência fiz assim:

Lavei, sequei uma beringela e parti ao meio. Retirei a polpa e lavei por dentro. Deitei sal grosso e reservei.
Entretanto num tacho com um fio de azeite, cebola, alho, pimento verde, tomate maduro e a polpa que retirei da beringela, tudo partido em pedacinhos levei ao lume e deixei cozinhar até os legumes ficarem quebradinhos e aloirados. Temperei com um pouco de pimenta e pimentão doce.


Retirei o sal á beringela e recheei com o preparado anterior.

Cobri toda a superficíe com queijo parmesão e levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 m. Depois liguei o grill e deixei tostar mais 5 a 10 minutos até o queijo derreter e tostar.



O aspecto final é este.....................



Acompanhei com uma salada de tomate com ervas aromáticas e deliciei-me.

14 comentários:

  1. Parecem bem apetitosas, mas noto que as tuas fotos ultimamente estão muito escuras e baças, o que se passa?
    Se precisares de ajuda manda mail.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Berigela é bom e saudável :) Este ano pela primeira vez plantei-as na minha horta.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz e achei bastante interessante, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Tuquinha, ficaram com um aspecto delicioso.
    Uma refeição leve e saudável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai amiga que bom aspecto que tem.
    Eu ha uns anos experimentei mas foi salteada em rodelas e não gostei muito do sabor!
    Mas tenho de experimentar de novo, recheadas nunca provei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Essa é uma estreia que ainda não fiz... Estão com bom aspecto amiga, tenho de me encher de coragem :
    beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  7. Que óptima receita para as beringelas. Eu até nem aprecio muito, mas assim parecem estupendas :)

    ResponderEliminar
  8. Amiga, é óptima, agora experimenta passar a berinjela por ovo batido e depois por farinha, e frita com azeite bem quente e depois diz-me algo, ok?
    Assim gratinadas experimenta também com courgete é do melhor...
    Jinhos fofos e até logo

    ResponderEliminar
  9. Ficaram com mt bom aspecto;)
    Pena que aqui as beringelas são mt fininhas, parecem com pepinos, não dão para rechear. Eu adoro beringelas!
    Bjos

    ResponderEliminar
  10. O resultado é uma bela refeição vegetariana :) Sou apaixonada por beringela. Tens que aproveitar agora porque no Inverno não são tão boas!

    ResponderEliminar
  11. è muito bom. Não faço muitas vezes porque lá em casa não apreciam muito, mas é muito bom.

    bjos

    ResponderEliminar
  12. Eu tb gosto muito.
    E fiaram mesmo bonitas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. São realmente uma delícia, aqui em casa já é um vicio, rs.
    O aspecto dessas está de dar água na boca , comeria fácil agora mesmo, rs.

    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  14. Ficou uma deliciosa refeição querida Tuquinha. Gostei do recehio que escolheu.
    beijinho.

    ResponderEliminar