sexta-feira, 11 de junho de 2010

CEREJAS EM AGUARDENTE- digestivo

Como é tempo de cerejas e antes que elas acabem, resolvi fazer um "digestivo" que o meu PAI fazia todos os anos para ter lá em casa. Nos dias de grandes "comerzanas" e quando os almoços se prolongavam tarde dentro, havia sempre alguém que ficava enfartado... "Rennies" e "Kompensan" acabam por representar o seu papel, mas o meu PAI não abdicava de uma cerejinha com um pouco de aguardente....Certo, certo é que ele dizia que o ajudava na digestão e o deixava bem disposto.
Desde aí e de vez em quando vou fazendo uma garrafinha para os enfartados que de vez em quando residem cá por casa...


O processo é e tão sómente isto:
encher uma garrafa com cerejas de boa qualidade....acamá-las muito bem de maneira que a garrafa fique bem cheia. Deitar aguardente do lavrador até encher a garrafa e arrolhar muito bem para a aguardente não evaporar.... (convém que passem alguns meses antes de utilizar) não sejam gulosas e não se enfartem logo de seguida para as papar.............ok? há que dar tempo a que elas fiquem completamente brancas dentro da garrafa.


Este é o aspecto da garrafa acabada de preparar (ao lado está uma de aguardente de pêra).

E aqui em frente ás cerejinhas temos 2 garrafinhas com licor de ginga e licor de kiwi que alguém teve a amabilidade de oferecer.......(as garrafinhas, são aproveitadas de sumos de fruta que no café deitam para a reciclagem) e até que nem são feias de todo ora não?



Aqui em casa licores e aguardentes há alguns...pena que já não me meta nisso...


13 comentários:

  1. As garrafas são uma graça e tu és uma mulher que pertence ao grupo das mulheres com M grande, prendada, que sabe fazer de tudo um bocadinho.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Fica muito linda essa garrafa, deve ser bom para esquentar! Rsrsrs... Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Hummm... Eu já não fui muito a tempo das cerejas! O meu avô tem bastantes mas quando fui apanha-las pela segunda vez com o intuito de fazer umas boas delícias com elas...deparei-me com os moradores! Este ano não as curou... :(
    Gosto da jarra!

    ResponderEliminar
  4. olá amiga que bom já estar de volta ou ainda esta de ferias que belos licores as garrafinhas são muito giras ,tambem faziam uns bons galheteiros.beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uauuu..
    Fantásticos e muito bonitos esses licores _;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá! Eu acabei ontem mesmo de fazer um licor de framboesas, que vou publicar lá mais para a frente... Mas isto está tudo muito bonito. Adorei as garrafas! Beijocas e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de todos! Esse das cerejitas deve ser cá uma delicia!!!
    As garrafinhas são muito lindas, não conhecia! São de que sumo? Costumo é usar as da frize, é nessas que engarrafo os meus licores e azeites!
    Tb tenho ali 4 licores em processo, vamos ver o que sai de lá!

    ResponderEliminar
  8. Ke optima sugestão! E é optima ideia para presente!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  9. Querida Tuquinha,
    Já experimentámos fazer aqui em casa, mas já vi onde é que erramos: nunca enchíamos o frasco até cima de cerejas!! Também se faz aqui aguardente de medronhos! Já estou a ver que a Tuquinha está bem apetrechada de deliciosas e artesanais bebidas espirituosas!! Tem aí um valente arsenal para combater digestões complicadas!! Que os monges não leiam este post recheado de tão boas poções mágicas em tão originais frasquinhos...Pois arrisca-se a tê-los aí à porta, afinal diz-se serem eles os mestres dos licores...Ainda não provaram os seus!
    Um grande beijinho e um excelente fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  10. Miga, as minhas gasrrafas já estão bem prenchidas de cereja e pinga de lavrador...
    Obrigada pela receita...
    Jinhos fofos
    O Luquinhas está igual, vamos lá ver e melhora...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  11. Tuquinha, posso levar uma destas fotos para o post de hoje, claro, respeitando a fonte e citando o teu blog?

    ResponderEliminar
  12. Olá Tuquinha,
    Minha mãe faz licores deliciosos....
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Huuuum.....
    Há mais alguma coisa para dizer??!!!

    ResponderEliminar