quinta-feira, 17 de junho de 2010

BOLO DE CENOURA, NOZES E PASSAS

E aqui está o 3º dos 3 bolicórios que levei para a churrascada.............espero que gostem pois fica um bolo de se lhe tirar o chapéu....(digo eu,  bá)....



O que utilizei foi:

2 Cenouras raladas
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
75 gr de passas de uva
50 gr de miolo de noz
125 gr de açucar mascavado
Raspa de 1 laranja
200 ml de óleo de girassol
4 ovos

Começar por untar de manteiga uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal, voltando a untar e polvilhar de farinha. RESERVAR



Juntar a farinha, o fermento, a canela e o açucar. Envolver bem. Juntar em seguida as cenouras bem raladas, as nozes picadas, as passas de uva e a raspa de lãranja. Envolver tudo muito bem.
À parte num tachinho bater muito bem os ovos com o óleo. Juntar ao preparado anterior e misturar tudo muito bem sem bater.
Vertar para dentro da forma e levar a cozer em forno pré- aquecido a 180 º durante cerca de 45 a 50 m. ( no meu forno demorou 1 hora). No entanto a partir dos 45 m pode sempre fazer o teste do palito.



Depois de cozido, retirar do forno deitar a forma de lado e deixar ficar nesta posição cerca de 5 m. Depois é só desenformar, servir e degustar..........

24 comentários:

  1. O teu blog tem um problema qualquer... quando entro aqui fico a salivar, sinto-me a inchar e os dentes involuntariamente mastigam....

    :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo muito bonito este teu bolo, pelos ingredientes certamente é uma tentação.

    ResponderEliminar
  3. Que belo aspecto, deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mais um bolinho lindo e de certeza delicioso...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  5. Este bolo tem tudo para ser perfeito. Bolo de cenoura com nozes, já fiz e adoro, com passas também, um requinte!!

    ResponderEliminar
  6. Acho que o bolicório ficou lindissimo! E que deveria estar demasiadamente saboroso!!!

    Gosto da cara nova do teu blog! Bem diferente!!!
    As fotos és tu e o marido?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tuquinha, este bolo está uma maravilha!
    A apresentação e as fotos estão um esmero. Parabéns!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. ficou nota 10 , quem me dera que os meus ficassem assim .bjs

    ResponderEliminar
  9. Que bolão, ficou lindo, amei as fotos! Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga que lindo bolo e de certeza que bom tambem beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Eu vou levar a receita... que bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todas pelas palavras doces e simpáticas...

    em resposta a uma anónima é: sim deito a amêndoa laminada por cima da massa do bolo e depois levo ao forno a cozer... Não queimou como pode ver nas fotos...
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que bolo lindo e grande!Fiquei com uma dúvida: só usas 150g de farinha para 2dl de óleo e 4 ovos? Não fica a massa muito líquida? Ou é mesmo assim? Desculpa a minha ignorância!!! Obrigada pelas tuas visitinhas ao Meu Estaminé. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  14. Querida Bombom...não. A massa fica até com alguma consistência ...porque as cenouras raladas, as nozes (que eu piquei cerca de 100 gr e não 50 como leva a receita)e as passas vão "engrossar" um pouco...não tenha receio porque fica delicioso. Eu só ponho aqui receitas que faço e que resultam muito bem ...simples mas bastante saborosas...Mil beijinhos e Obrigada eu pelo que aprendo consigo...

    ResponderEliminar
  15. Ola
    Vi este lindo bolo e grande. Eu sou fa de bolos com cenoura vou experimentar este.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolos com nozes.Ficou bem bonito :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Amei, venho tarde, ms ainda dá para mim uma fatia?
    Amei a simples e maravilhosa decoração mão de fadas...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela imagem nova, adoro a foto.
    O bolo está um espectáculo.
    bjsss

    ResponderEliminar
  19. Que bolinho maravilhoso amiga :)
    E o novo visual do blog está 5*
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Querida Tuquinha,
    eu já lhe tirei o chapéu só de olhar!! Os teus bolos são um espectáculo!
    Gostei muito da foto que nos acolhe agora no teu blog: belíssimos jovens!
    beijinho grande.

    ResponderEliminar
  21. Ai adorei!!!
    Que aspecto mininha!!!

    ResponderEliminar
  22. Dona Tuquinha, tou grávida e acordei agora com desejos de comer um bolo. Ao pesquisar encontrei esta receita maravilhosa. Vou já por mãos à obra e depois dou o feedback. Pedi ajuda ao meu marido mas ele não me ligou nenhuma e deixou-se estar a dormir. Azar o dele que também não vai comer :) Obrigado pela receita e a partir de agora irei sempre acompanhar o seu blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Aqui venho então dar o feedback sobre o bolo. Adorei... simplesmente fantásticoooo!!! Muito obrigado pela sua receita e por fazer com que a minha vida seja mais doce :) O meu marido bem queria provar, mas eu não lhe dei hipotese nenhuma, já que com o apetite que eu ando, não deixo que nada sobre. Também é para ele aprender a não dormir quando lhe peço ajuda :) Sinto-me uma baleia, estou grávida de 7 meses, mas não consigo resistir a estas coisas... acho até que o meu Frederico (nome do bébé) se lambeu todo dentro da minha barriga,lol

    Mais uma vez o meu muito obrigado

    N.S.P.C.

    ResponderEliminar