segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

COMPOTA DE ABÓBORA DE SETÚBAL

Esta compota é do ano passado. Foi a minha Irmã e Cunhado de Setúbal que me deram uma abóbora lá da quinta deles. Extremamente amarelinha e da qual eu fiz alguns frascos de compota,assim:
2 Kg de abóbora (limpei de pevides e casca, cortei em cubinhos pequenos)
1,700 gr de açucar
2 paus de canela
1 casca de laranja
Amêndoa pela e cortada em palitos



Pus num tacho a abóbora,o açucar, os paus de canela e a casca de laranja.
Deixei ferver. Desde que começa a ferver até estar pronta é sensivelmente 1 hora e um quarto (fazer teste do pratinho)juntar a amêndoa e deixar mais 2 a 3 minutos.
retirar quente para os frascos, fechá-los de imediato e levar a ferver mais 20 m numa panela com água.DEIXAR ARREFECER DENTRO DA PANELA



TESTE DO PRATINHO: deitar um pouco da compota num prato. Passar com um dedo pelo meio. Se fizer uma estrada está pronto.

Simplesmente deliciosa esta compota com tostas, pão, em bolos e bolinhos, com queijo ou sómente á colherada.

1 comentário:

  1. Estou tramada com este blog!!! Agora apetece-me fazer estas compotas deliciosas todas!!!

    ResponderEliminar