domingo, 24 de janeiro de 2010

COMPOTA DE GILA

Este domingo foi dedicado ás compotas...
começemos com a de gila

1 Gila (que depois de limpa deu 900 gr)
900 gr de açucar
100 ml de água
2 paus de canela
casca de uma laranja

Partir a gila no chão aos bocados e tirar o veio amarelo e as pevides




Lavar bem em água corrente até sair a espuma.Levar a cozer numa panela até sair a casca.Depois de cozida passar por água fria e esfregá-la nas mãos até desfazer em fios. Pôr os fios a escorrer. Depois de bem escorridos pesá-los.

Levar ao lume num tacho os 100 ml de água com o acuçar. Deixar ferver até ganhar um pouco de ponto e juntar os fios da gila, os paus de canela e a casca de laranja.


Envolver bem na calda e deixar que a gila começe a ficar meio seca mexendo sempre. ( eu dei cerca de 15 m em lume brando)


Tirar do lume, meter em frascos esterelizados. Fechá-los de imediato e virar ao contrário durante algum tempo para não criar ar.....

E está prontinha a ser devorada.....

A seguir vem a compota de castanha..........

6 comentários:

  1. Mas que maravilha!!!!!
    Sabes que é um doce que tenho imensa curiosidade em fazer, mas toda a gente me diz que dá uma trabalheira tremenda pois não se pode cortar à faca.
    O que achas? Compensa o trabalho?

    ResponderEliminar
  2. Ficou com aspecto maravilhoso!!
    E eu aqui com água na boca...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Wow...deixei lá um comentário na minha cozinha para ti, mas como não tinha a certeza que se irias ler decidi, deixar aqui mensagem, minha amiga fiquei de queixo caído, tenho fascinio por estas compotas caseiras e isto aqui é o paraíso!!!Achei o post com a fotos dos teus doces todos uma delicia, dás um ar chic aos teus frasquinhos;). Na minha cozinha os meus filhos são os clientes mais assiduos, se bem que também gosto de oferecer a quem aprecia.
    Confesso que nunca tive um doce tanto tempo guardado pois não consigo, teria que o esconder do meu pessoal ah,ah,ha....
    Bom já sei onde procurar inspiração para os meus doces!Obrigada, beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Como tinha que começar um dia, vai ser agora que vou meter as mãos nas compotas.

    ResponderEliminar
  5. What a mаtеrial of un-ambiguity and preѕеrvenesѕ
    of precious know-hoω аbout unpreԁiсtеd feеlings.


    Mу web pаge :: click through the next web page

    ResponderEliminar
  6. For some, a automobile is just a suggests of receiving from "Place A to Place B".
    The adhering to will introduce the there sorts of tool.


    My webpage obd2 scan tool

    ResponderEliminar