sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ECONÓMICOS

A todos e todas aqueles (as) que gostam de vir cuscar a esta "piquena cozinhita", dedico com toda a simpatia e carinho (sirvam-se á vontade pois ainda há mais) 

estes bolicos que são característicos aqui da zona de Trás - os - Montes...esta receita foi executada pela minha cunhada que  tirou da revista de Sambade- Alfândega da Fé de onde ela é natural...e foi a D. Alice a autora da mesma....São uns bolos muito saborosos e que aguentam algum tempo dentro de "LATAS"

Ora então aqui vai a receitinha:

1 Kg de Açucar ### 12 Ovos ### Farinha q.b. ### 2 colheres de sopa de Fermento ### 2 colheres de sopa de Bicarbonato ### Sumo e raspa de 2 Laranjas### 1 Cálice de Aguardente ### 500 ml de Leite ### 1 copo da Água (com metade azeite e metade de óleo) NOTA: pode sempre fazer só meia receita...é só dividir as quantidades em duas....


Bater o açucar com os ovos inteiros....Juntar a seguir o resto dos ingredientes e incorporando a farinha com uma colher de pau.
Quando a massa estiver para o grosso, distribuem-se colheradas para um tabuleiro devidamente enfarinhado... (estes bolos aqui são cozidos em forno de lenha e em latas redondas) polvilham-se com um pouco de açucar granulado e levam-se a cozer em forno pré- aquecido a 150º durante cerca de 15m.



Depois é só retirar, comer e guardar alguns claro............ BOM FIM DE SEMANA

25 comentários:

  1. Estão lindos Tuquinha.
    Guarda lá um para mim :)
    Tem um fim-de-semana docinho.

    ResponderEliminar
  2. Tuquinha,
    Numca provei estes bolicos.. Mas que ficaram com um aspecto delicioso isso ficaram. Bem já que ofereceste, não me vou fazer de rogada e vou-me servir dois : ) Gostei da receitinha, mas 12 ovos que bomba mulher do ceu. O que vale que comer virtualmente nao engorda ; )
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Guardar alguns...

    acho um pouco impossivel...

    eles estão com um aspecto maravilhoso e agora com um chá, caia que nem ginjas...

    jinhos miga e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Querida Tuquinha, parece-me que iria adorar estes teus bolinhos ;)
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Isso é que foi uma fornada ham, tão giros que eles estão!

    ResponderEliminar
  6. cou cou amiga, também tenho economicos no meu blog postados, adorei os teus ficaram bem apetitosos, parabens.

    Beijinhos e cuida de ti

    ResponderEliminar
  7. Como ficam lindos, já estou me servindo! Adorei Tuquinha! Um bom final de semana pra vc também! Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Tuquinha,
    Fazem lembrar-me uns bolinhos que tive o prazer de saborear em Chaves: os azeiteitos. Guardo a receita (mais uma tua!), com a certeza que o mais difícil será cumprir a última parte da tua receita: guardar alguns he he...
    beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Olá Tuquinha, quero meia-dúzia para o meu cantinho s.f.f! Parabens à cunhada!

    P.s: o que sobrar vai para as latas! ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  10. que lindos económicos bem que eu comia um!
    M.mais velha

    ResponderEliminar
  11. DEVEM SER DELICIOSOS, AINDA POR CIMA COZIDOS EM FORNO DE LENHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Tens um miminho no meu blog para ti
    Bom fim de semana
    Graça

    ResponderEliminar
  13. Adoro Económicos!
    Também já fiz cá em casa, mas prefiro os que compro quando vou a casa-Bragança!
    Vou comparar receitas...

    (isa)

    ResponderEliminar
  14. Minha Querida Tuquinha
    Pelos visto acabaram-se as pedinchas à nossa amiga Bela, agora já tens as latinhas cheias. Queridas estão com um optimo aspecto.
    Beijiinho bom fimde semana

    ResponderEliminar
  15. Boa noite!
    A dona da cozinha está?
    Passando para uma visitinha rápida e fiquei encantada com seu blog,acho até que vou ficar por aqui rsrs...
    Já anotei algumas receitas de pudins,aqui em casa somos fãs destes doces.Obrigada por partilhar essas delícias.
    Bom fim de semana t+.

    ResponderEliminar
  16. De aparência muito apetitosa. : ) Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  17. Hummm amiga adoro estes bolinhos!!! Estão cá com um aspecto!
    Beijokinhas

    ResponderEliminar
  18. Os bolinhos da minha infância... esta eu levo Tuqinha :)

    ResponderEliminar
  19. ORA CÁ ESTOU EU A CUSCAR QUE BELOS BOLINHOS SAO PARECIDOS COM UNS QUE NÓS CÁ TEMOS NO ALENTEJO QUE SÃO BOLOS FINTOS, BJS E BOM FIM DE SEMANA.

    ResponderEliminar
  20. Se saõ tradicionais, devem ser bons concerteza. Mas que rica cunhadinha.

    Beijinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia, devem render bastantes, mesmo bons para guardar em latinhas :)

    ResponderEliminar
  22. Pois....
    Eu sei, a minha deve vir pelo caminho de certeza....
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  23. Já agora, vêm a pé, ou a caminhar? é so para saber...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  24. Até que enfim encontro a receita dos doces de leite da minha aldeia, no entrudo a minha tia fazia sempre, que saudades! Feitos no forno a lenha tem outro sabor... Obrigado por partilhar.

    ResponderEliminar
  25. A bola sovada de Trás-os-Montes também é uma delicia, só sei fazer a olho. Em Alfandega da Fé temos coisas boas, só tenho pena de estar a uma distancia de 460km e por isso não posso ir lá muitas vezes. Obrigado pelas receitas descobri o teu blog hoje, quando procurava os economicos.

    ResponderEliminar