domingo, 17 de outubro de 2010

BUTELO (BOTELO) COM CASCAS

No fim de semana passado fui para a aldeia dos meus Pais que é Parada- Bragança. Estive 2 dias em casa dos meus tios paternos juntamente com os meus primos e respectivas familías. Como sempre, em casa dos meus tios come-se muito bem e só comidinha caseira e tradicional. Para o almoço de sábado a ementa foi nada mais nada menos que BUTELO (BOTELO) com CASCAS...
Ora o BU ou Botelo é um Enchido tipíco aqui desta zona, que se faz aquando da matança do porco, com a tripa da BEXIGA (este redondo) e com outras tripas do respectivo porco. ( como é o caso da 2ª foto)


O recheio destes enchidos é á base de costelinhas e dos designados ossinhos da "suã" que depois de desmanchado o porco são postos num alguidar de barro em "adobe" durante algum tempo. (não sei exactamente o adobe que a minha tia faz, mas tb posso perguntar direitinho no caso de alguma de vós querer saber). Findo o tempo previsto em "adobe" e depois de as tripas serem bem lavadas, são cheias com o respectivo "adobe". Apertam-se com um fio próprio para  enchidos e são curados numa vara pendurada na cozinha atraves do fumo que sai da fogueira acesa diáriamente até estes ficarem "curados" ou seja secos. Estes que comi são ainda da última matança do porco. Estavam congelados...........


Estes "enchidos"que são acompanhados por "CASCAS" (feijão cortado em verde aos bocados e posto a secar) são cozinhados assim:
Numa panela de ferro (3 pernas ou designdos por aqui como POTES de FERRO) meter água, as cascas (que ficaram a demolhar em água de um dia para o outro) e o respectivo BU ou Botelo. Tapar e levar a cozer directamente na lareira. Passado alguns minutos da cozedura, fazer com um garfo alguns furinhos no BU ou BOTELO (para ele não rebentar) e libertar o tempero da carne de que é composto para as "cascas".
Acrescentar batata descascada e cortada ao meio e deixar acabar de cozer............


Aqui podem ver a minha tia a cortá-lo aos pedaços já depois de cozido.................


Uma das travessas já prontinhas a ir á mesa...................


Na mesa já com as respectivas "CASCAS" e batatolas............ que depois cada um pode, caso queira, regar com um fio de azeite da casa ...


Não será necessário dizer que deve ser "regado" com vinho tinto maduro tb " da casa" e "chuchar" de bem os ossinhos da "suã"... é um regalo para as boquinhas que gostam de saborear bons cozinhados........e eu que, perante tal cenário não me contive, "lambuzei-me" até dizer:.......
NÃO POSSO MAISSSSSSSSSSS

22 comentários:

  1. Tive de comentar quando vi esta iguaria por aqui! Apesar de não ser de Bragança, juntei-me com um brigantino que me apresentou ao maravilhoso mundo do fumeiro de tras-os-montes, principalmente ao botelo com cascas, que se transformou numa das minhas comidas preferidas! Da próxima vez que lá for passar o fim de semana tenho de pedir à "sogra", agora ficou-me a apetecer tanto :P Parabéns pelo blog, tem receitas muito apetitosas :)

    ResponderEliminar
  2. Nós, as manas, sabemos muito bem o que isso é... uma delícia que recomendamos a quem visite a nossa região brigantina, sobretudo em tempo de frio!
    Os nossos pais vivem do lado de lá do Sabor... :-)))

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que espectaculo...

    Adorova ´ter-te feito companhia também...

    Faz-me lembrar a minha terrinha...

    Adorei a reportagem miga...

    ResponderEliminar
  4. Olá, Tuquinha
    Adorei este post. Deve ser muito bom. Creio que já comi este prato, mas sem este aspecto. bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delicia mais tradicional tu nos apresentas. Bjs

    ResponderEliminar
  6. NUNCA COMI , MAS PELO BELO ASPECTO DEVE SER UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Não h´duvida, que é para nos deixar com água na boca...
    E eu que adoro "chuchar" ossos...

    Uma boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de comidinha,...
    Super apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Já tinha houvido e visto na televeisão, mas nunca provei.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  10. Miga, para isto, não me convidas tu....
    E fico eu aqui a salivar-me toda, olha m'esta....
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia tal coisa, so conheco chouricas e paios. Mas depois de ler este post enriqueci muito mais os meus conhecimentos nesta area. Devias de perguntar a receita do adobe, e sempre bom estas receitas tradicionais ficarem registradas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Isso fez-me lembrar o "Buxo" que se faz para os lados de Poiares, humm que saudades.
    Mas o recheio do bucho é arroz e umas ervas que não me lembro o nome.

    Que bom ter uma tia que faz essas iguarias!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Tuquinha, não conhecia esse enchido! Isso é que foi comer! Olha a linha, mulher!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjsss, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. Querida Tuquinha, já tinha ouvido falar deste botelo, mas não sabia o que era. Deve ser realmente uma delícia, ainda mais cozinhado na panela de três pés, ao lume!
    Estes post está fantástico, pela tradição e regionalismo que apresentas.
    Obrigada :)
    Beijinhos e as melhoras.

    ResponderEliminar
  15. Eh pá, eu adoro estas coisas que só fazem bem ao colestrol...lol :)... Os enchidos que eram feitos pela minha avó eram deliciosos, infelizmente desses não como mais...
    Adorei a "reportagem", nós enriquecemos de facto imenso na blogoesfera :)
    bijinhos amiga

    ResponderEliminar
  16. Querida Tuquinha,
    este post foi uma verdadeira lição sobre este monumento da gastronomia transmontana!!! Para a aula ficar completa, só falta mesmo é aconchegar o estômago com este prato de sabor forte e írresistível e finalizar como tu com um : já não posso mais!!!
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  17. Nunca comi e nem conhecia mas adorava provar :)

    ResponderEliminar
  18. Tuquinha

    Obrigado por me fazeres recordar uma das coisas que na minha precose infãncia se comia em casa do meu pai,só não recordo o nome que se dava a bexiga do porco depois de cheia, eramos as crianças que a enchiamos de ar com a boca batia-se com as mãos para ela dilatar enquanto os adultos lavavam as tripas depois era recheada tal qual a descreves,só que depois do fumeiro ia para uma salgadeira (arca com sal)para conservar não existia congelação.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Sendo eu oriundo de Miranda do Douro, não podia de concordar mais com o que todos aqui escrevem! Não há prato tão bom e tão rico/gostoso, como este tipicamente Transmontano! É uma delicia e quem o prova uma vez, acreditem que não deixa de novamente provar! Ainda na 3ª feira de Carnaval foi o meu almoço, em casa da mãe, claro está! Com os produtos da Terra. Provem e depois escrevam....

    ResponderEliminar
  20. eu sou de Miranda do Douro e conheço muito bem este petisco ou seja o Botelo com cascas mas depois de cozidas faço-as refogadas e junto os enchidos é uma delicia, vai ser o nosso almoço no próximo domingo de carnaval

    ResponderEliminar
  21. Do melhor!!! quanto ao bu ou bo eu iria mais para o bo até pela analogia, até no formato, com "bota para vinho" muito usada por "nuestros hermanos" e que também utilizam butelo para designar enchido idêntico.

    ResponderEliminar