sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BOLO DE ALFARROBA ( Veludarte)

E, como se aproxima mais um fim de semana que tudo indica vai ser chuvoso... nada como um bolicório para ir comendo á fatia acompanhado de uma boa chávena de café.
O que aqui vos deixo foi retirado da Veludarte que é um blog que eu gosto imenso de consultar e de "copiar" receitas de bolinhos que ela tem, e que até hoje, os que já experimentei ficaram deliciosos.
Bom apetite e um BOM FIM de SEMANA.

Ingredientes:

5 Ovos ### 2 Chávenas de Açucar ### 2 Chávenas de Leite ### 2 Chávenas de Farinha ### 2 Colheres de Chá de Canela ### 1 Colher de Chá de Fermento ### 3 Colheres de Sopa de Farinha de Alfarroba ### 3 Colheres de Sopa de Mel

Preparação:

Bater os ovos com o açucar até obter uma massa esbranquiçada.Junte os restantes ingredientes EXCEPTO O MEL, e envolva tudo muito bem.
Junte então o Mel e bata bem.
Leve a cozer em forma forrada de papel vegetal devidamente untada de manteiga e polvilhada de farinha.
O forno deve ser pré- aquecido a 180º e coze em cerca de 50 m.

Já desenformado

E pronto............. uma bela fatia para nos "consolar" a alminha.

22 comentários:

  1. nada melhor que um bolo escurinho a lembrar chocolate para nos fazer arrebitar!! adoro o sabor da alfarroba!! bjks

    ResponderEliminar
  2. O que o meu sogro gosta de bolo de alfarroba! Quando ele vir este bolinho vai me chatear tanto a cabeça... Agora com a receita não posso inventar desculpas. ;) Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo bem grande ... tenho de ver se compro essa farinha...

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmm, que rico bolicório!!! Consola-te, melhere, consola-te, mas deixa algum para moi ;)))
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Querida Tuquinha, parece de chocolate, verdade? Onde arranjaste a alfarroba?
    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  6. Bota là pode ser jà essa que està cortada,ficou lindo e grande, ficou um bolo para td o fim de semana chuvoso, olha?
    Quero solinho segunda feira ok???
    encomenda là isso ao St. Pedro

    jinhosssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Tuquinha
    Amiga esta coisinha está a rir-se para mim, podes crer, etá com um optimo aspecto.
    Beijinho Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. E que bela maneira de consolar a alminha depois de uma semana árdua de trabalho...
    Um grande beijinho com votos de um excelente fim-de-semana Amiga Tuquinha.

    ResponderEliminar
  9. Por ser duas fatias por favor...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de bolinho... Estão acompanhado com um chá deve ser dos Deuses. Ainda me lembro quando criança apanhar alfarrobas das árvores e come-las : ) e eram bem boas.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso de bolo de alfarroba. Deve ser por ter umas quantas costelas Algarvias.
    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Ai eu quero...

    que belo bolo para o fim de semana...

    parabéns miga...

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. Tao bonito que este bolo está! Será desta vez que vou experimentar farinha de alfarroba!Também gostei muito do blogue Veludarte. Foram óptimas sugestões!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. estou de abalada para a aldeia mas cou com água naboca; a minha cunhada, por vezes tem lá assim ums coisas deliciosas. Se ela tiver receitas eu mando-te oara o email e tu logo vês se vale a pena publicar: são doces da Beira Alta, Distrito,Viseu, concelho Mangualde...mas pode ter havido já fenómenos de aculturação , entendes?
    Bom FDS
    ...Dan...

    ResponderEliminar
  15. Olá Tuquinha.
    Fico muito feliz por fazeres este bolinho, espero que tenhas gostado.
    Quentinho é uma maravilha!
    Fiquei impressionada com a tua capacidade de colocar o papel vegetal tão perfeitinho a cobrir toda a forma... Um dia tens de colocar um post a ensinar essa tua artimanha :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. bem..vou começar por falar em alfarrobas. adoro e ador mesmo. e é uma delicia da minha infancia quando sai ado colégio e ia À mercearia comprar alfarrobas para trincar pelo caminho acima
    bem...agora a esfrega... ri-me soltei uma gargalhada podes crer. a principio pensei ser uma bebida mas depressa percebi que era outra coisa mai boa que a bebida e geralmente acontece depois da bebida, não é???
    mas ri-me e tossi logo depois
    kis BFSEMANA com muitas esfregas
    :=)

    ResponderEliminar
  17. Que rico bolinho para nos deliciarmos com um cafézinho na tua cozinha, Isabel.
    Bom fim de semana e um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha! Tenho bastante curiosidade em provar um bolo de alfarroba, pois nem sequer imagino o sabor que tem! Já me disseram que se assemelha ao chocolate... será? Bem, a côr engana bem! Se fôr, aplica-se muito bem o ditado "Com papas e bolos se enganam os tolos" pois passo a enganar a minha filhota que é uma doida por bolos de chocolate! Onde posso encontrar essa farinha?
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  19. Ai amiga, eu quero uma fatia dessas :)
    beijocas

    ResponderEliminar