segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SALADA DE AZEDAS

Ontem, Domingo, Mirandela acordou com um sol primaveril. Foi um daqueles dias que apesar de uma brisa bastante fria, o sol aqueceu  dando-me vontade de sair de casa logo pela manhã. Com a minha Tuquinha resolvi calçar os ténis e lá fomos as duas apanhar AZEDAS.... ( como quando era garotinha e ía com o meu Pai ou Mãe) estas, crescem nas paredes e silvas onde haja humidade. Destas "ervas" eu faço salada e é uma das saladas que mais gosto...Em tempos idos o meu Pai fazia esta salada que era acompanhada de Pão com carne de Porco cozida e depois fria...(ainda hoje sinto esse paladar na minha boca). Hoje não comi carne de porco, mas acompanhei com Fiambre de Peru....Gostei, gosto e vou gostar sempre.


Bem lavadinhas e escorrer.............

~
Cortar os pés que estejam mais duros....


Meter num prato, cortar cebola ás rodelas ou meias luas.............


Temperar com azeite, vingre e um pouco de sal.............


Utilizei um pouco de flor de sal com ervas aromáticas próprio para saladas...


Já temperada e prontinha  a devorar...Em vez de vinagre normal, borrifei com um pouco de vinagre balsámico.

Se um dia experimentarem digam o que vos pareceu esta salada ok?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

COSTELETAS DE PERÚ ASSADAS COM MARMELOS

Para o fim de semana que se avizinha de SOL e já quentinho, deixo-vos este assado, que acompanhado de uma boa salada e um bom copo de vinhaça faz uma almoço ou jantar, rápido e saboroso...
Desde já um BOM FIM DE SEMANA, aproveitam este sol maravilhoso e deliciem-se com estas costeletas.
NOTA: aqui no talho onde compro a carne o senhor parte-me a perna do perú em rodelas que dá umas fantásticas costeletas)

De véspera deixar as costeletas de preú a marinar com sumo de limão, um pouco de sal e um gole de vinho branco.

No dia, meter numa assadeira azeite, cebola ás rodelas e ordenar as costeletas do perú. Rodear as mesmas com quartos de marmelo sem pele (eu tinha congelado), temperar com a marinada, alho ás rodelinhas, louro, ervas aromáticas, um gole de molho de soja e um pouco de mel....

Levar a assar em forno pré-aquecido a 220º tapado com papel de aluminio durante cerca de 30 a 40 m. Findo este tempo, retirar o papel de aluminío e deixar no forno até acabar de assar e ficar para o tostadinho mas sem queimar...

Retirar do forno, meter as costeletas na travessa de servir, ordenar o marmelo, coar o molho da assadura e regar bem regadinho a carne...

E já está.......podem sentar-se á mesa e começarem a servir-se....(bom apetite)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BRIGADEIRO FORMATO XL

Passando pelo blog aroma de café, vi este brigadeiro, não resisti e fiz de imediato....o que dizer? apenas, que ficou um rico bolicório e que rápidamente foi mastigado....Pois é....e a BETH (que me fez uma surpresa) e familia ainda puderam degustar uma fatia com um cafézito....Aproveito para te dizer BETH, que adorei conhecer-vos e que em Agosto espero por vós...Certo?

Os Ingredientes:

1 lata de Leite condensado ### a mesma lata cheia de Leite ### 1 chávena de Chocolate em Pó ### 1 colher de sopa de Farinha ### 1 colher de sopa de Manteiga ### 4 Ovos.


A Preparação:

Bater as claras em castelo e reservar.
Bata todos os outros ingredientes com a varinha ou liquidificador.
Misture as claras em castelo com leveza e envolva bem.
Verta a massa para uma forma untada de manteiga e leve a cozer em banho maria a 160º cerca de 1 hora.
Desenforme morno e decore com chocolate granulado. (leve ao frigorifíco).



Aspecto interior (delicioso)


Uma boa fatia para saborear ....lentamente. (hehehe) até escorrega pela goelinha abaixo e nem damos conta...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CHOURIÇAS DE SANGUE COM MEL E AMÊNDOAS

De todo o fumeiro que se faz da matança do porco, eu gosto de tudo....mas, as chouriças doces, são dos meus preferidos.
Estas chouriças são feitas com o sangue do porco que no dia da matança é aproveitado num tacho, onde é muito bem batido e mexido para não coalhar...é-lhe adicionado açucar, mel e amêndoas aos pedacinhos. Esta massa é depois metida nas respectivas tripas e atadas. Secam nas varas ao fumo, exactamente como o resto do fumeiro. Eu, gosto preferencialmente delas bem secas, como mostram as fotos seguintes.
Estas que se seguem, serviram como sobremesa para mim e meu mano...se quiserem podem tirar um bocadinho para experimentar ok?


Estas estão mesmo sequinhas como eu gosto


Num tacho levar ao lume água a ferver.... meter dentro a chouriça e deivar ferver cerca de 5 a 10 m em lume médio para não rebentarem...


Retirar do lume e servir num pratinho


Cortar os "quotos" (hehehe) e com um garfo "ripar a massa da tripa como mostra a foto....

Depois e por fim com uma colher ou garfo segurar na massa e saborear.... (ATENÇÃO aos dentinhos, pois esta massa apesar de mole, cola um bocado á dentadura e fica pretinha, convém por isso lavar logo de seguida a cremalheira)
Eu ADORO.....

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

QUEIJADAS DE REQUEIJÃO E PEPITAS DE CHOCOLATE

Aqui vai a receita das queijadas para a KIKA.
Esta receita foi a minha amiga Beta que me deu e que  tirou de um programa televisivo...
Como me tinham oferecido 2 requeijões, aproveitei a boleia da receita e aqui estão...Saborosas e super rápidas de fazer....
A receita é esta:

1 ( ou 2) Chávena de Açucar ### 1 Chávena de Farinha ### 6 Ovos ### 500 ml de Leite ### 2 Requeijões ### Pepitas de Chocolate a gosto ### 1 colher de sobremesa de Pó Royal


Misturar tudo os ingredientes grosseiramente (não é necessário bater muito) e meter em formas untadas. Eu utilizei de silicone e, como não tinha mais formas deitei o resto da massa num tabuleiro pequeno de silicone e fiz uma queijada rectangular...
Leve ao forno pré- aquecido a 180º cerca de 20 a 25 m.


Retire, deixe arrefecer,desenforme e meta em forminhas de papel. Eu optei por polvilhar com açucar em pó, diga-se que lhe deu um sabor muito agradável.

Vai uma????


O aspecto por dentro


Estaladiça por fora e super fofa por dentro


Foi a partir deste tabuleiro que surgiram as queijadas para a KIKA

Já completamente prontas a serem devoradas...

NOTA: o Mano e familia queixaram-se que tinham pouco açucar. Pediram para eu não inventar e começar a fazer queijadas bem docinhas (por isso fica desde já o aviso para as mais gulosas: Metam mais açucar)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

QUEIJADINHAS (para a KIKA ronrom)

Apesar de ir contra as " regras" do meu blog, que apenas  publica receitas culinárias, não podia deixar de publicar esta foto tão caricata da minha Tuquinha e que foi oferecida pela KIKA ronrom. A tuquinha retribui esta gentileza e manda estas queijadinhas para ti..............hehehe (tb podes dar uma á tua GA)


Para já, come e delicia-te.....


Amanhã mando-te a receita ok ....espero que te lambuzes toda


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ALMOÇO COM A NELA

No Domingo tive almoçar comigo a amiga Manuela e os garotos...como tinha perú  limpo de peles e osso resolvi fazê-lo assadinho com batatinhas e arroz...

De véspera temperei o perú com: 2 dentes de Alho, 1 folha de Louro, um pouquinho de sal e sumo de limão.
No dia seguinte, forrei o fundo de um tabuleiro com rodelas de cebola muito fininhas.Meti em cima o perú... acrescentei as batatinhas descascadas e temperei com: a marinada do perú, um pouco de pimentão doce, um pouco de pimenta branca, um gole de molho de soja e 2 colheres de sopa de mel.
Levei a assar a 220º (tabuleiro tapado com folha de aluminío) durante cerca de 1 hora...retirei a folha de aluminío, virei a coxa e voltou ao forno a tostar cerca de 20 a 25m... Retirar e servir...
Espero que tenham gostado....

A foto foi tirada quando a meio da assadura retirei o tabuleiro para virar a carne... claro que ficou tudo tostadinho...esqueci-me foi da foto final. ( a fome era negra hehehe)


Acompanhei com este arroz seco que depois levei ao forno com estas rodelas de salpicão e 2 raminhos de alecrim...

Prontinho a ir para a mesa a fazer companhia ao peru, batatinhas assadas e uma boa salada variada...modéstia à parte... esteve um almoçito agradável.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BOLO DAS ILHAS (MARIA)

Como gosto muito de frutos secos e existem sempre alguns cá por casa resolvi fazer este delicioso bolicório da MARIA...este blog, é um dos meus preferidos porque para além das receitas tenho uma certa amizade, simpatia e contacto com a Maria...pois então Maria aqui vai o teu bolicório que será para repetir muitas mais vezes.

Os Ingredientes:

375 gr de Farinha ### 150 gr de fruta cristalizada ### 100 gr de Frutos Secos ### 5 gr de Fermento em Pó ### 4 Colheres de Sopa de Mel ### 200 gr de Açucar Amarelo ### 100 gr de Manteiga ### 7 Ovos
A Preparação:

Bater o acúcar com a manteiga até obter uma massa homogénea. Adicionar as gemas de ovo, o mel e bater bem.
Bater as claras em castelo e adicionar ao preparado anterior.
Peneirar a farinha com o fermento e envolver nesta os frutos secos e cristalizados.Ligar tudo muito bem.
Deitar esta massa em forma ( tipo bolo inglês) untada e forrada de papel vegetal untado e levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 a 50 m. (fazer teste do palito)
Depois de cozido e desenformado pincelar com mel quente...Eu pincelei com geleia de marmelo.



NOTA: eu não utilizei fruta cristalizada, apenas frutos secos...ameixa, alperce, noz e passas de uva.
Dieta esquecida, comi que me fartei....Muito BOM

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BOLO DE ALFARROBA ( Veludarte)

E, como se aproxima mais um fim de semana que tudo indica vai ser chuvoso... nada como um bolicório para ir comendo á fatia acompanhado de uma boa chávena de café.
O que aqui vos deixo foi retirado da Veludarte que é um blog que eu gosto imenso de consultar e de "copiar" receitas de bolinhos que ela tem, e que até hoje, os que já experimentei ficaram deliciosos.
Bom apetite e um BOM FIM de SEMANA.

Ingredientes:

5 Ovos ### 2 Chávenas de Açucar ### 2 Chávenas de Leite ### 2 Chávenas de Farinha ### 2 Colheres de Chá de Canela ### 1 Colher de Chá de Fermento ### 3 Colheres de Sopa de Farinha de Alfarroba ### 3 Colheres de Sopa de Mel

Preparação:

Bater os ovos com o açucar até obter uma massa esbranquiçada.Junte os restantes ingredientes EXCEPTO O MEL, e envolva tudo muito bem.
Junte então o Mel e bata bem.
Leve a cozer em forma forrada de papel vegetal devidamente untada de manteiga e polvilhada de farinha.
O forno deve ser pré- aquecido a 180º e coze em cerca de 50 m.

Já desenformado

E pronto............. uma bela fatia para nos "consolar" a alminha.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MOLOTOV DE AMENDOIM

É apenas mais um molotov, só que este leva creme de ovos e foi salpicado com uns amendoins torrados que o meu Zé trouxe de Angola e raspas de chocolate.
Os amendoins são mais pequenos e comem-se com a pele mesmo. (aqui para a receita utilizei-os descascados)

Ora então utilizei:

12 Claras ### 12 Colheres de sopa de Açucar ### Caramelo Liquído q.b.

Cobertura :

Creme de ovos ### Raspas de Chocolate ### Amendoim torrado

Comece por bater em castelo as claras. Quanto começarem a ficar bem firmes vá anexando as colheres de açucar mexendo sempre até obter um merengue bem firme.Por fim envolva o caramelo na quantidade que quiser para lhe dar uma tonalidade escurinha.
Leve a cozer em forma untada de manteiga e salpicada ligueiramente de caramelo em forno pré- aquecido a 180º durante 12 m. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro


Entretanto faça o creme de ovos:
Bata as gemas com um garfo e reserve. Num tacho deite 12 colheres de sopa de água com 12 colheres de sopa de açucar e leve a lume brando até atingir ponto de estrada. Verta em fio para cima dos ovos mexendo sempre e sem parar. Leve depois esta mistura novamente a lume brando, mexendo sempre até engrossar ligueiramente. Mas de maneira que não engrosse demais...é aquele meio termo correcto?
Desenforme o molotov para o prato de servir, verta por cima o creme de ovos e salpique com as raspas de chocolate e o amendoim torrado.
De seguida sirva, e delicie-se....

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

REQUEIJÃO COM COMPOTA DE CEREJA

Gosto de Requeijão simples, em bolos e "fudins", queijadas e afins........ mas, um requeijão com compota caseira (seja ela qual for) é uma das minhas maiores tentações.
Este serviu de após almoço um dia destes e a compota utilizada foi de cereja, cuja receita está já aqui.



Esta compota é do ano de 2009....

Apesar disso continua com um gosto, aroma e paladar delicioso

Ora digam lá se não fiquei satisfeitinha.... docinha toda a tarde